Cama & Café São Paulo


Cama & Café São Paulo

saopauloantiga

em 12/03/2013 16:21

Caminhar pelo centro histórico da Cidade de São Paulo sempre pode reservar boas surpresas. E foi assim mesmo, caminhando, que acabamos por descobrir um espaço muito interessante que merece não só a nossa divulgação como elogios: o Cama & Café São Paulo.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga - Clique para ampliar.

Não teríamos notado a novidade se não tivéssemos escutando um agradável som de um saxofone ecoando suavemente pela agitada Rua Roberto Simonsen, na região da Sé. Há poucos meses atrás no final de 2012 já havíamos fotografado o imóvel de onde ecoava a música e ele estava bastante deteriorado. E o som serviu como um guia para observarmos que não só o imóvel havia sido completamente recuperado, como agora funcionava um agradável espaço de hospedagem no esquema “cama e café“, como também um belo restaurante.

O imóvel em 2012 e 2013 (clique na foto para ampliar).

O imóvel em 2012 e 2013 (clique na foto para ampliar).

Após observarmos o cardápio na entrada, resolvemos subir a mais que centenária escadaria de madeira e conhecer o local. E foi assim que descobrimos, em um espaço completamente restaurado, um novo e agradável estabelecimento comercial no centro histórico de São Paulo.

A iniciativa do Cama e Café São Paulo é do empresário Luiz Antônio Pereira Santos que é do ramo hoteleiro e resolveu abrir seu próprio negócio em uma região que nem sempre é encarada de frente por investidores e empresários.

Ele tomou a iniciativa de abrir o espaço depois de fazer uma visita ao famoso Solar da Marquesa de Santos, um dos imóveis que foram recentemente restaurados na mesma rua. Encantado com a história da Marquesa e a importância do local para a história de São Paulo, decidiu abrir seu negócio ali mesmo, bem perto da antiga residência da famosa amante de D. Pedro I.

O proprietário Luiz Antônio e seu saxofonista que conheceu nas ruas de São Paulo (clique para ampliar).

O proprietário Luiz Antônio e seu saxofonista que conheceu nas ruas de São Paulo (clique para ampliar).

E restaurar um prédio do final do século 19 que estava abandonado há mais de uma década não foi tarefa fácil. O imóvel estava muito deteriorado no andar superior, com problemas desde a estrutura do telhado e umidade em todos os ambientes, até o madeiramento original do interior do imóvel, atacado por podridão e cupins.

Isso não desanimou o empresário que trabalhou duro para recuperar todo o imóvel, passando por todos os detalhes e requisitos que um imóvel tombado como patrimônio histórico (desde 1984) requisita. Em poucos meses o imóvel estava recuperado, com pintura e vidros novos e todo seu madeiramento original recuperado, tanto nas portas feitas de Pinho de Riga, como no lindo piso de Ipê e Peroba Rosa.

No piso do imóvel restaurado, ipê e peroba rosa.

No piso do imóvel restaurado, ipê e peroba rosa.

O restaurante e hotel está decorado com mobiliário e peças de decorações antigos, muitos deles disponíveis para venda. Além disso, há quadros expostos cujo talento de pintor o próprio empresário descobriu. Tratam-se de pinturas feitas pelo manobrista do estacionamento que fica no andar térreo do imóvel. Após a exposição dos quadros no restaurante, algumas de suas obras foram vendidas para clientes.

Aliás, não é só ai que está o bom olhar de Luiz Antônio. O Saxofonista que ouvimos tocar e que nos atraiu até o espaço, e que fica no Cama e Café São Paulo durante o almoço, ele encontrou tocando nas ruas do centro de São Paulo. Encantado com o talento, convidou-o a tocar durante o dia no restaurante.

Vista parcial do interior do restaurante (clique na foto para ampliar).

Vista parcial do interior do restaurante (clique na foto para ampliar).

Enquanto a parte de hospedagem não abre (está programado para inaugurar em abril), o restaurante segue como carro chefe do espaço, servindo um cardápio amplo e variado, cujo pratos homenageiam em seus nomes pontos históricos de São Paulo, como o Páteo do Colégio e a Catedral da Sé e figuras ilustres como as saladas “imperatrizes do Brasil” e pratos diários como “Marquesa” (feito de escondidinho de carne seca) e “Imperador” (prato com carne seca desfiada acebolada).

Na imagem abaixo, no sentido horário, vemos os pratos Pátio do Colégio, Marquesa e na imagem maior o Imperador:

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Um novo tempo para o tão sofrido centro histórico de São Paulo ?

Sempre questionamos aqui o estado de abandono que parte do centro histórico de São Paulo se encontra, mas desde que a Prefeitura de São Paulo resolveu apostar na revitalização da Casa Número 1 (hoje Museu da Imagem de São Paulo) e o Solar da Marquesa de Santos, a então esquecida rua Roberto Simonsen se revitalizou bastante, com mais movimento, consumo e, principalmente, turistas.

A Rua Roberto Simonsen está se revitalizando (clique na foto para ampliar).

A Rua Roberto Simonsen está se revitalizando (clique na foto para ampliar).

É muito gratificante observarmos as coisas funcionarem por ali. Não muito longe desta rua, na Praça da Sé esquina com a rua Boavista, um sobrado do século 19 também está sendo completamente restaurado pela iniciativa privada. Sinal de novos tempos para o centro histórico de São Paulo ? Nós esperamos que sim.

Uma iniciativa tão louvável como esta do Cama e Café São Paulo precisa, necessariamente, de clientela, divulgação e estímulo. Então quando estiver no centro de São Paulo prestigir o local e não deixe de indicar também para seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Só assim teremos um centro cada vez mais vivo e alegre.

Serviço:
Cama & Café São Paulo
Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé
Telefone: (11) 3101-3760
Wi-Fi grátis
Aceita cartões de crédito e débito
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 11:30 às 15:30