Cama & Café São Paulo


Sábado, 13/07/2013 Casa Guilherme de Almeida

Guilhermo de Almeida

Guilhermo de Almeida

Encontro Peripatético

Das 9h às 14h
“Roteiro de um poeta em São Paulo” (da Casa Guilherme de Almeida ao centro da cidade)
Pelo Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida e por Laercio Cardoso de Carvalho. Participação de Marcelo Tápia, diretor da Casa Guilherme de Almeida.

Este Encontro Peripatético, inspirado em “Meu roteiro sentimental da cidade de São Paulo” (texto de Guilherme de Almeida, de 1967, incluído no livro de crônicas Pela Cidade (2004) terá início com uma visita à Casa e seguirá até a Estação República do Metrô, no centro da cidade, onde serão visitados locais entre a Praça da República e a Praça da Sé ligados à memória e à trajetória de Guilherme de Almeida (como sua formação no Largo de São Francisco, sua atuação na Semana de Arte Moderna de 1922, seu trabalho jornalístico na Folha da Manhã etc.), com comentários do guia de turismo Laercio Cardoso de Carvalho. O final do encontro será no restaurante do Cama & Café São Paulo, instalado em antigo casarão na R. Roberto Simonsen, n°79, na Sé, onde será oferecido, pela primeira vez, um prato elaborado em homenagem ao poeta Guilherme de Almeida.

Custo: a participação é gratuita; o participante deverá pagar sua passagem de metrô, para o percurso da Casa Guilherme de Almeida ao centro; no restaurante, o almoço (não obrigatório) tem custo estimado de R$ 35,00.
Número de vagas: 20

Sobre os convidados:

Ana Beatriz Linardi é artista plástica, mestre e doutora em Educação pela FE Unicamp. Iniciou no mestrado uma pesquisa sobre as relações entre imagens poéticas e imagens visuais no livro ilustrado, através da análise das ilustrações de René Magritte para Os Cantos de Maldoror. No doutorado, prosseguiu suas investigações estudando as ilustrações produzidas para Dom Quixote, mais especificamente por Gustave Doré e o pintor Salvador Dalí. Atualmente é docente no curso de Design da Facamp (Faculdades de Campinas).

Charles Perrone é professor titular de português e de literatura /cultura luso-brasileiras no Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Flórida, Gainesville.  Pertence ao Centro de Estudos Latino-Americanos, onde dirige a especialização em Estudos Brasileiros.  Publicou diversos estudos sobre ficção, poesia contemporânea, e música popular brasileira, no Brasil, no México, na Inglaterra, e nos EUA.  É também autor de artigos publicados em diversas revistas acadêmicas e literárias de renome.

Elisa Andrade Buzzo é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com especializações em edição de livros e jornalismo literário. Depois da publicação de seu primeiro livro de poemas, Se lá no sol (2005), participou de antologias no Brasil e no exterior, como Oitavas (2006), Cuatro poetas recientes del Brasil (2006), Antologia Vacamarela (2007), dentre outras.

João Eduardo Hidalgo é doutro em Comunicação pela ECA/USP e pela Universidad Complutense de Madrid, e especialista em Cinema Espanhol pela AECI- Agencia Española de Cooperación Internacional. Tem experiência em produção dramatúrgica para Audiovisual; em interpretação fílmica e história do cinema. Já fez várias exposições individuais de fotografia, dirigiu alguns curtas-metragens e orientou a realização de mais de cinquenta.

Laercio Cardoso de Carvalho é guia de turismo cadastrado no Ministério do Turismo.

Letícia Tomazella é mestre em Teoria Literária pela UNESP e atriz. Estudante da EAD-USP, tem em seu currículo participação em diversos espetáculos, filmes e séries. Destacam-se a série de TV Na fama e na lama, do canal Multishow, e o longa Super nada, de Rubens Rewald.

Luiz Carneiro, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atuou recentemente como professor do Centro Universitário Senac-SP nas pós-graduações em “Roteiro Audiovisual” e “Produção Audiovisual – Projeto e Negócio”, tendo ministrado as disciplinas “Adaptação de Obra Original”, “Roteiro de Ficção Para as Novas Mídias” e “Novos Formatos e Tecnologias”.

Marcos Reis é ator formado em Comunicação Social, tendo participado de vários curtas-metragens, programas de TV e Rádio.

Paulo Nogueira, escritor, é jornalista formado pela USP. Colabora com diversas publicações importantes no Brasil, como BravoPiauí e Época, e em Portugal, o semanário Expresso.

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br

Published by admin, on July 9th, 2013 at 11:23 pm. Filled under: EventosComments Off on Sábado, 13/07/2013 Casa Guilherme de Almeida